Protagonista de anime

The-last-jedi-rey.jpg Este artigo trata de um protagonista

Ou seja, o personagem principal de alguma coisa por aí.

E deve ser alguém bonzinho (ou não)

Goku Ferido.jpg
Isso é o que acontece quando uma personagem feminina vira protagonista de shonen.

Cquote1.png Morra Seiya, seu viadinho! HIHIHIHIHEHEHEHEHEHAHAHAHAHAHA!!!! Cquote2.png
Saga de Gêmeos sobre protagonista de anime
Cquote1.png São mais de oito mil! Cquote2.png
Vegeta sobre protagonista de anime
Cquote1.png Tô certo! Cquote2.png
Naruto Uzumaki sobre protagonista de anime
Cquote1.png SENTA!!! Cquote2.png
Kagome Higurashi sobre protagonista de anime
Cquote1.png Eu matar. Cquote2.png
Shampoo (personagem) sobre protagonista de anime

Protagonista de anime é o personagem principal de um desenho animado japonês.

Cita3.pngIsso aqui NÃO é Japão, volta pro teu anime.Cita4.png

Claro que para cada gênero de anime, o protagonista apresenta características diferentes e variadas, mas algumas delas não mudam por serem padrão requisitado para fazer sucesso entre qualquer otaku. Todos eles são obrigatoriamente ridículos, por exemplo.

Características[editar]

Como já foi dito, depende muito do gênero da obra. Vamos analisar melhor cada um deles, por ordem de popularidade entre os brasileiros (você é português? Ah, foda-se!).

Shonen

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: shonen
Nem sempre o protagonista é o mais poderoso de sua série. Pois em shounen, por exemplo, eles encarnam tanto o Rocky Balboa que apanham até dos personagem filler.

O protagonista de um shonen é quase sempre um guri retardado entre 12 e 17 anos de idade, que tem algum sonho ou objetivo de vida obsessivo e deixa de lado tudo o mais que existe no mundo só para se dedicar a isso. Fisicamente, é muito comum o cara ter cabelos espetados, olhos escuros e usar roupa vermelha. O cabelo geralmente também é escuro, afinal de contas, essa é a cor capilar natural de todos os japoneses, e a intenção é de fazer com que qualquer moleque nipônico se identifique com o personagem. Porém, muitos deles também são ruivos, já que vermelho é uma cor que simboliza liderança no Japão. Outro elemento recorrente em relação ao protagonista de shonen é alguma personagem feminina de personalidade tsundere com quem tem uma amizade colorida, mas ambos nunca chegam a se pegar de fato.

Shoujo

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: shoujo
Protagonista de shoujo agindo como se fosse protagonista de kodomo.

O mais comum é que um shoujo seja protagonizado por alguma guria retardada adolescente, mas existe uma vertente de merda deste gênero chamada yaoi em que os protagonistas são casais boiolas que ficam se agarrando por aí ou filosofando a respeito da vida cheia de preconceitos que levam ou ainda em dúvida se devem ou não sair do armário. Esse tipo de protagonista é sempre uma dupla de bishonens. Quanto às protagonistas convencionais, tendem a ser meninas kawaii, muitas vezes atrapalhadas, que vivem sonhando com um príncipe encantado. Ao contrário do shonen, dificilmente em um shoujo a protagonista termina o anime sem namorado, afinal de contas, isso é o que toda otaka mais quer.

Seinen

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: seinen
Típico protagonistas de seinen badass mandando vê em suas épicas lutas mortais.

Na verdade, as pessoas estão pouco se importando com o protagonista de um seinen em sua trama (Só que não). Querem mais é ver cenas fortes de fatality, guro e ecchi, já que histórias de anime com essa categoria são famosos por serem mais violentos e com uma pegada mais obscura. Enfim, nesse gênero costuma ser protagonizado por homens mais velhos, entre uns 18 e 30 anos. O sujeito normalmente é um cara fodástico, musculoso, brutal, violento e amedrontador, podendo ate mesmo portar alguma arma, habilidade monstra ou poder especial. Raramente ele irá perder suas lutas, porque quase sempre é o cara mais fodônico e poderoso de sua série impondo respeito em seus inimigos. Já em relação às mulheres, geralmente ele come várias, mas é apaixonado por apenas uma, no qual ele deve manter um relacionamento complicado ou até mesmo proibido. Resumindo, é um protagonista meio Capitão Nascimento e que esboça pura testosterona e cabra-omiozidade, ou seja, biologicamente impossível de existir no mundo real.

Josei

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: josei

Protagonistas de josei na maioria das vezes são mulheres na mesma faixa etária do protagonista de seinen, que levam vidas pacatas e tranquilas, até que a mesma sofre uma reviravolta que por algum motivo as obriga a mudar e elas passam a conhecer melhor a si mesmas devido às situações inusitadas às quais passam a ser expostas. O mais comum é que elas tenham sofrido com um passado difícil que fez com que se tornassem adultas inseguras, então ao longo do anime vão evoluindo, ganhando e descobrindo sua força interior. Tua mãe e tua tia devem se identificar bastante com personagens assim.

Hentai

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: hentai

Momento sincero agora: quem realmente protagoniza um hentai e faz com que o mesmo tenha sucesso são as hentai girls, mas sempre colocam um macho perdido ali no meio da história que traça todas as minas. Seu visual é completamente randômico e genérico, porque só capricham mesmo é no desenho das gostosas, e sua única função ali é essa mesmo de transar com todas elas e iludir otaku punheteiro que acredita na hipótese de que uma situação dessas seja realmente possível.

Kodomo

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: kodomo
O protagonista de anime é um dos personagens mais visados pelos cosplayers, resultando em maravilhas como esta. Um Otaku criação com Síndrome de Peter Pan viciado em historinhas voltadas pro público infantil.

Um protagonista de kodomo é chato, irritante e dificilmente é alguém que não seja uma criança imbecil de uns 10 anos, no máximo. Ou tem uma turma mala de miguxos pirralhos tão insuportáveis quanto ele, ou tem algum mascote idiota, ou então ambos! Protagonistas de kodomo também possuem uma anatomia horrorosa, são cabeçudos, desenhados no estilo chibi.

Percepção e críticas[editar]

Protagonista é uma palavra que implica importância, e de fato, o protagonista de anime é, teoricamente, o personagem mais importante dali, o principal, o que acaba sugerindo que ele seria o melhor. Só que não é bem assim. Às vezes, o autor puxa tanto o saco e baba tanto o ovo desse protagonista que praticamente só ele participa das histórias, como se os outros personagens fossem uns merdas (embora muitas vezes eles sejam mesmo). Isso torna os animes ainda mais entediantes e faz com que os otakus passem a odiar o protagonista e escolham algum outro personagem para venerar, ainda que apareça bem menos. Notáveis exemplo são o C&A de Pocotó Alado, Uzucrack Xaruto e o Axé Boquetchum.

Ver também[editar]